Nossa Senhora ultrapassa os ímpetos afetivos de uma mãe comum e eleva-se ao plano universal
A devoção nasceu em Toledo/Espanha ao tempo do bispo Santo Ildefonso que dedicou 18 de dezembro o dia da homenagem à Santa. Em Portugal, o santuário está em Torres Novas (Frei Henrique de Santa Maria – no Santuário Mariano, uma antiga imagem de Nossa Senhora era venerada na Capela-Mor da Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo na época de Dom Afonso Henrique (1187). A partir de 1212 foi edificada a igreja para invocação de Nossa Senhora do Ó). De lá irradiou-se para o Brasil.
Sobre a imagem de Nossa Senhora do Ó, que existiu na Matriz de Serra Negra e que foi roubada em 22 de julho de 1974, teria sido uma doação feita pelo Tte. Cel. Francisco Antônio de Medeiros (Chico Antônio da Fazenda Umari na ribeira do rio Quipauá-Seridó) em sinal de regozijo pelo fato do seu filho Padre Sebastião Constantino de Medeiros, haver sido designado vigário da freguesia de Nossa Senhora do Ó, de Serra Negra. A imagem em questão foi adquirida em Portugal e custou na época $200.000 (duzentos mil réis).
O professor serranegrense Vergniaud Monteiro pesquisou e escreveu sobre a Matriz de Serra Negra: “A primeira Capela fora fundada em 24 de agosto de 1735, por Manoel Pereira Monteiro e filhos. (...). Em 1774 eles mandaram demolir a Capela e erigi-la em outro lugar, com bases mais sólidas. Manoel Pereira Monteiro informava aos Revmos Cônegos que queria erigir uma Capela para invocação a Nossa Senhora do Ó, mudando-a para o lugar decente. Com os filhos mandaram vir de Portugal os artistas João Isidoro que foi quem traçou o plano da igreja, vindo também Tomás de Aquino que foi o mestre das pinturas e dos desenhos. E assim puderam edificar nova Capela que passou depois a ser a Matriz, esta que vemos hoje. O presidente da província Dr. Antônio Mardelino Nunes Gonçalves sancionou a Lei 106 de 1º de dezembro de 1858, criando a Freguesia de Nossa Senhora do Ó de Serra Negra. A vigésima quinta do Rio Grande do Norte.”
Como já foi dito anteriormente, a primeira capela de Serra Negra teve início a 24 de agosto de 1735 e demolida no ano de 1774 para ser substituída por “uma Capela para invocação a Nossa Senhora do Ó, mudando-a para o lugar decente”. A conclusão dessa nova igreja deu-se em 1781, mas só foi elevada a Paróquia em 1858, 77 anos depois.
Nossa Senhora do Ó, rogai por nós!
Fonte: Blog Encantos do Seridó.